Você está em: Home » Matérias » GATA DE BOTAS
GATA DE BOTAS
POR Elisa Heluany - Consultora de Moda EM 31 DE Março DE 2016 Moda

Hoje é dia de falar sobre meus itens preferidos no closet feminino, as botas!!!

As botas são indispensáveis, em algumas regiões, no inverno. Elas deixam os pés quentinhos e adicionam estilo ao look.

Eu amoooo bota desde criancinha e tenho botas de todos os estilos. Desde open boot, coturno, country, chelsea, cuissardes... ... ... ... É só dar um ventinho que eu já escolho um look para usar com uma bota...rs!

bota best

 

Maaas o fato é que as botas geram polêmicas e muitas dúvidas entre as minhas clientes, por isso vou esclarecer as 2 dúvidas + frequentes:

1- Eu sou baixinha/gordinha/canela grossa e posso usar bota?

Eu acredito que não existe regra na moda. Chique é se sentir bem e bonita, maaas alguns truques podem ser usados para valorizar ou disfarçar suas características. Para as baixinhas, gordinhas ou mulheres com canela grossa o ideal é usar looks da mesma cor da bota para alongar a silhueta.

2- Eu posso usar botas em ocasiões formais?

As botas foram trazidas do campo para o mundo fashion, portanto não são um tipo de calçado chique!!! Dependendo do tipo de festa, pode-se usar as ankles boots de salto alto.

A moda é totalmente democrática e COMO SEMPRE FALO,  não existe certo ou errado. Mas existem algumas adequações que você pode seguir ou NÃO!

As botas não são calçados ADEQUADOS para casamentos, formaturas, bodas, ou qualquer festa + formal que “pede”  traje social ou passeio completo. A bota pode ter salto fino, bico fino e ser deusa, mas não é IDEAL para um evento + chique.

Algumas famosas usam BOTAS no tapete vermelho ou em festas + tops, mas ELAS “tem licença poética para isso”  e querem mesmo aparecer sem se importar com regras ou etiqueta.

thassia

 

 

 

 

***Dica para quem tá começando: não usar muitos elementos de um estilo no mesmo look. Por exemplo:

- Bota + Saia de Franjas + Colete de Couro = look total CowGirl.

- Bota Cuissarde + Vestido ultrajusto e decotado + acessórios exagerados = Julia Roberts em PrettyWoman.

- Coturno + Jaqueta camuflada + Calça verde oliva = prontinha para guerra...rs!

Eu selecionei 5 tipos de botas para não deixar o post muuuito grande:

1- Ankle Boots

- O que é? Bota curta, na altura do tornozelo, por isso o nome em inglês. Ela é super versátil, cool e já virou um clássico no guarda roupa. A preta é super curinga. As ankle boots de salto baixo são ótimas para viajar com conforto e estilo.

- Como usar? Elas podem ser usadas com calça, vestidos, shorts ou até para adicionar um ar + “bruto” aos looks românticos.

 

ankle

 

 

2- Open Boot:

- Como é? Bota aberta, tipo de sandália abotinada, que está nos pés das fashionistas de plantão.

-  Como usar? Elas arrasam na night e com looks + atuais. As + baixinhas ficam bem com opens boots de cano baixo com vestidos curtos/saias curtas/shorts curtos ou com calça skinny no mesmo tom da bota. As + altas e de pernas finas podem abusar das opens boots de todos os tamanhos.

open

 

 

3- Coturnos ou Combat Boot:

Como é?  Bota de amarrar, conhecida como coturno, que era usado por militares na época de guerra. O objetivo era oferecer uma combinação de atrito com o solo, evitando escorregões e torções.

Como usar? Coturnos bem “pesados” com vestidos levinhos ou românticos para dar um “contraste” e adicionar estilo as produções. Amooo! Aposte também com shorts, legging e calças jeans dobradas.

Combat

 

 

4- Chata de Galocha

Como é? As botas são feitas de borracha, sendo impermeáveis e perfeitas para usar em dias de chuva, lama ou só pra adicionar estilo ao look. Elas surgiram como produtos indispensáveis no exército na Primeira Guerra Mundial para os soldados das forças britânicas.

Com usar? Calça/short jeans ou calça legging.

Galocha

 

5- Botas Cuissarde ou botas Over-the-Knees:

Como é? O comprimento fica acima do joelho e pode chegar até as alturas (leia-se coxa!). É a + mais estilosa e perigosa. Use com moderação!!! O ideal é usá-las em produções de tom único para alongar a silhueta.

Como usar? Aposte num efeito de meia, com a cuissarde sob uma saia, com calças super justas ou vestidos.

over

 

As + baixinhas (como Eu) devem usar calça ou meia da mesma cor das botas para não deixar as pernas “desaparecerem”...rs! Eu usei a over the knee da Schutz + meia preta fio 15 para não dar contraste com a brancura das pernas (rsrsrs!) e alongar a silhueta nesse look:

Eu

 

 

Beijos, EH! @elisaheluany_consultoria

CONTE PARA SEUS AMIGOS:
ACHO QUE VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM DE:
  • Moda

    5 vantagens de contratar uma Consultoria de Imagem e Estilo

  • Moda

    Como dar um UP no Look do Trabalho?

  • © 2015 Elisa Heluany. Todos os direitos reservados.
    by Mediaplus